Os imóveis estão com preço tão elevado em algumas cidades que poucas pessoas possuem renda suficiente para conseguir um financiamento. A solução encontrada por construtoras de São Paulo é diminuir o tamanho dos imóveis já que não querem nem pensar na possibilidade de diminuir o preço.
As pessoas não gostam de comprar apartamentos pequenos. Elas compram porque não existe outra possibilidade. Desta forma morar em imóveis minúsculos não é um novo estilo de vida. Hoje morar em um imóvel maior que 65 metros quadrados se tornou luxo nas grandes capitais. Em São Paulo os imóveis até 65 metros quadrados representaram 63% do total vendido na cidade, com mais de 14.232 unidades comercializadas.
As vendas de apartamentos compactos aumentam a cada ano porque a cada ano o preço do metro quadrado vinha aumentando. Na comparação com agosto de 2009, por exemplo, as vendas de imóveis com até 45 metros quadrados de área útil cresceram 179,52%. Quanto aos imóveis de 46 a 65 metros quadrados, a alta chegou a 14,93%.
Muitos consumidores estão olhando só o preço dos imóveis, não prestam atenção e não se incomodam com o tamanho. Normalmente este incomodo só vai aparecer quando ele se muda. Como você pode ver no Livro Negro dos Imóveis (veja aqui) as maquetes e os imóveis decorados são especialmente projetados para que as pessoas acreditem que 50 metros quadrados é espaço suficiente. Só quando o imóvel é entregue e os truques desaparecem que o desapontamento surge com toda força. Já quem pretende comprar imóvel para investir (veja aqui) deve realmente buscar aqueles que são pequenos e que um número maior de pessoas podem comprar. Veja mais artigos sobre imóveis que você deveria ler.
Para ler a notícia completa clique em: APARTAMENTO PEQUENO MUITO CARO VALE A PENA?